Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Inflação oficial do país desacelera em março, mas gasolina continua com impacto significativo

Restrição de Diesel Russo
(Foto: Reprodução)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável pela medição oficial da inflação no Brasil, teve uma variação de 0,71% em março, em comparação com 0,84% em fevereiro. O grupo de Transportes teve a maior influência no aumento do índice, com uma variação de 2,11% e impacto de 0,43 ponto percentual.

A gasolina, com alta de 8,33%, foi o item que mais contribuiu para o aumento do IPCA em março, representando um impacto de 0,39 pp. O etanol também teve uma alta significativa de 3,20%.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

De acordo com o analista da pesquisa, André Almeida, a elevação no preço da gasolina e do etanol foi influenciada pela volta da cobrança dos impostos federais no início de março. O retorno da cobrança de PIS/Cofins sobre esses combustíveis estava previsto pela Medida Provisória nº 1157/2023.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Outros grupos que tiveram impacto no IPCA em março foram saúde e cuidados pessoais, habitação, alimentação e bebidas, comunicação e artigos de residência. As passagens aéreas tiveram uma queda de 5,32%, enquanto o gás veicular e o óleo diesel apresentaram quedas de 2,61% e 3,71%, respectivamente.

Em relação aos índices regionais, todas as áreas registraram aumento em março, sendo que Porto Alegre teve a maior variação (1,25%), influenciada pelas altas da gasolina e da energia elétrica residencial. Fortaleza foi a área com menor variação, com aumento de 0,35%, devido às quedas no preço do tomate e do frango inteiro.

Apesar do aumento em março, o IPCA acumula uma elevação de 2,09% no ano e uma variação de 4,65% nos últimos 12 meses, percentual menor do que os 5,60% registrados no mesmo período anterior.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado