Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Embrapa e Fapesp lançam projeto de agricultura digital focado em produtores rurais

Foto: Magda Cruciol

Foi inaugurado nesta terça-feira, 11, em Campinas, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (SemeAr). A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será voltada ao desenvolvimento de ferramentas digitais para ampliar a produção e a produtividade agrícola de maneira mais sustentável e integra a rede de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“O agricultor precisa dessas ferramentas, porque ele tem um papel fundamental para garantir a segurança alimentar. Vai ser muito interessante ver a produtividade aumentando com o uso da tecnologia”, destacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Com o Projeto SemeAr, o objetivo é acelerar a transformação digital do agronegócio brasileiro, levando serviços de fazenda inteligente para os pequenos e médios produtores rurais. Nesse sentido, uma plataforma de referência, que inclui componentes tecnológicos, processos, modelos de operação e de sustentação econômica padronizados e estruturados, está sendo desenvolvida.

“Todo investimento em pesquisa é fundamenta. E o SemeAr é uma grande conquista que trará bons frutos para os produtores paulistas”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, também participou da solenidade.

Para Silvia Masshurá, pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital e responsável pela coordenação desse projeto, a expectativa é promover a conexão com múltiplos atores das cadeias produtivas e possibilitar novos modelos de negócios, de modo a dar escala às tecnologias e reduzir custos de transação.

“O objetivo é estimular a integração de tecnologias digitais nos processos produtivos rurais de uma forma efetiva e simples, que atenda às necessidades reais dos produtores, gerando impactos socioeconômicos no curto e médio prazo, além de oferecer capacitação tecnológica e o compartilhamento de conhecimento e de práticas, visando acelerar a adoção de tecnologias digitais”, ressaltou.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas