Dólar sobe e Ibovespa cai; Copom inicia reunião para definir Selic

(Foto: David McBee no Pexels)

O dólar comercial fechou a terça-feira (2) com alta de 1,19%, atingindo R$ 5,047. Paralelamente, o Ibovespa sofreu uma queda de 2,4%, fechando em 101.926,95 pontos. Este movimento reflete as dinâmicas complexas do mercado financeiro brasileiro.

Principais Quedas e Altas 

Destacaram-se as ações da Petrobras, Vale e Itaú Unibanco pelas quedas de 4,14%, 4,28% e 4,15%, respectivamente. Em contrapartida, as ações da IRB Brasil tiveram um expressivo aumento de 8,99%, indicando uma variação notável no mercado de ações.

Decisões do Copom e Expectativas

O Copom do Banco Central começou sua terceira reunião anual, com expectativas do mercado voltadas para a manutenção da Selic em 13,75%. Há previsões de cortes na taxa somente para o segundo semestre, considerando as preocupações com a inflação.

Projeções Econômicas e Inflação

O boletim Focus revelou ajustes nas projeções econômicas. O crescimento esperado para 2023 subiu ligeiramente para 1%. As projeções para os próximos anos também indicam um otimismo cauteloso, com crescimentos esperados de 1,41% em 2024 e de 1,8% para 2025 e 2026. A inflação prevista para este ano ajustou-se para 6,05%, mantendo a tendência de preocupação com o índice de preços.

Impacto Internacional

Nos EUA, a expectativa é de um novo aperto monetário pelo Fed. Esse movimento pode ter implicações diretas na economia brasileira, evidenciando a importância das decisões de política monetária internacionais.

Atividades do Mercado de Ações

Ações como HAPV3.SA, BBDC4.SA e PETR4.SA estiveram entre as mais negociadas, refletindo a busca por oportunidades em meio às incertezas econômicas globais e nacionais refletindo no mercado financeiro brasileiro.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado