Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Franquias brasileiras avançam 16% no exterior, segundo ABF

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em fevereiro desse ano, o setor de franquias faturou mais de R$ 211 bilhões e cresceu 14,3% em 2022. Além disso, o número de empresas com operações internacionais subiu de 183 para 213, representando um aumento de 16% em relação ao ano de 2021. E os países com marcas brasileiras passaram de 114 para 126, totalizando uma alta de 10%.

Registrando a melhor performance nos últimos três anos, o setor atingiu oito trimestres de crescimento ininterrupto, o que representa 12,6% na comparação com 2021.  O faturamento chegou a R$ 63,8 bilhões nos últimos três meses do ano.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, afirma que a motivação desse movimento foi a abertura das fronteiras internacionais. Ele relata que em 2021, a demanda gerou um índice de internacionalização de 12,27%. Entre os exemplos mencionados pela entidade estão Grupo SD, Emporium da Beleza e Espaçolaser. “A internacionalização é um caminho importante para ganhos de escala e para consolidar marcas em nível global.”

Os Estados Unidos se mantêm como maior mercado para marcas brasileiras que concentram 78 empresas. Em seguida, estão Portugal (56), Paraguai (46), Bolívia (27) e Colômbia (23). Todos os segmentos registraram crescimento em 2022. Entre os maiores estão Hotelaria e Turismo (24,5%) e Saúde, Beleza e Bem Estar (21,5%) e Alimentação – Foodsevice (21,5%).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas