Nessa quinta-feira (04/05), foi comemorado o Dia Mundial da Senha, data criada para reforçar a importância da segurança de usuários e empresas. Em 2005, o especialista em segurança Mark Burnett propôs que todos estabelecessem seus próprios “dias de troca de senha”. A Intel Security inspirou-se nesta iniciativa e declarou a primeira quinta-feira de maio de 2013 como o Dia Internacional da Senha.
A Daryus Consultoria, empresa focada em Segurança e Privacidade da Informação e Cibersegurança, lista alguns pontos e dicas para a gestão de senhas. Jeferson D’Addario, CEO do grupo, ressalta que é importante desenvolver um trabalho contínuo de conscientização e condicionamento dentro das organizações. “Com as técnicas de espionagem, o crime organizado e o hacktivismo cada vez mais aprimorados, qualquer invasão ou vazamento de dados pode comprometer a reputação da empresa ou prejudicar colaboradores e clientes”, justifica.
A ação também conscientiza sobre a relevância de senhas robustas e a necessidade de alterá-las regularmente, já que a fragilidade pode resultar em golpes e a segurança das informações pessoais. Segundo especialistas, senhas fracas são a principal causa de vazamentos de dados e invasões cibernéticas. Pensando nisso, o Google anunciou um novo sistema de autenticação que gera um código único de acesso ligado ao dispositivo físico do usuário.
As chaves são criadas na conta Google do usuário e quando o usuário desejar realizar o login ou fazer outras ações em sua conta, as chaves serão solicitadas. Ela ficará armazenada em um computador ou smartphone e será solicitada a biometria de bloqueio de tela ou PIN para confirmar que é o usuário que está tentando acessar a conta.