A Volkswagen anunciou recentemente o lançamento do ID.7, o primeiro modelo elétrico global da marca voltado para o segmento de sedãs de luxo. Com quase cinco metros de comprimento, este veículo é equipado com um sistema operacional focado no cliente e tem autonomia de até 700 quilômetros. De acordo com a empresa, o lançamento está previsto para este ano na Europa e na China, e a partir de 2024 na América do Norte.
O CEO da Volkswagen Passenger Cars, Thomas Schäfer, afirmou que o ID.7 faz parte da ofensiva elétrica da empresa, que visa oferecer a mais ampla gama de modelos elétricos de todos os fabricantes na Europa até 2026. Além disso, a empresa tem como objetivo atingir uma participação de 80% de carros elétricos na Europa até 2030, e a partir de 2033 produzir apenas veículos elétricos na Europa.
O ID.7 é o primeiro modelo na plataforma MEB a usar o novo sistema de propulsão de alta eficiência, sendo o motor elétrico mais potente e com maior torque em um modelo ID. da VW até o momento, com 210 kW. O propulsor elétrico também foi otimizado em termos de consumo de energia, permitindo uma autonomia de até 700 km (ciclo WLTP) e uma velocidade de recarga de até 200 kW, dependendo do tamanho da bateria.
O veículo conta ainda com o Travel Assist com swarm data, que pode assumir o controle total do veículo quando necessário, auxiliando o motorista na mudança de faixa em grandes estradas com velocidades acima de 90 km/h, reduzindo significativamente o esforço do motorista em longas viagens. Além disso, o ID.7 possui diferentes funções de estacionamento, podendo realizar manobras de forma independente.
A Volkswagen planeja lançar dez novos modelos elétricos até 2026, incluindo o ID.7. Com isso, a empresa terá a mais ampla gama de veículos elétricos em comparação com seus concorrentes. O sedã será produzido na fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha) para os mercados europeu e norte-americano, enquanto que na China será produzido localmente.