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Faturamento de e-commerce bate R$ 40 bilhões com queda 4,3% na base anual

O primeiro trimestre de 2023 foi marcado por um crescimento do e-commerce mesmo em um momento de retomada ao varejo tradicional, somando R$ 40 bilhões, com queda real de 4,3% em relação ao resultado entre janeiro e março de 2022.

No acumulado de 2023, a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que as vendas on-line somem R$ 172 bilhões, um avanço tímido de 1,5% sobre o ano passado. A região Nordeste lidera o crescimento, tendo registrado aumento de 20% no faturamento, somando R$ 6,95 bilhões, além de alta de 29% nos pedidos, com 14,3 milhões de compras realizadas.

Conforme notado pela HostGator, empresa especialista em domínios e hospedagem de sites, a projeção é de que esse crescimento possa chegar a 10% no final de dezembro e até 2027, espera-se que essas cifras batam R$ 273 bilhões. É importante lembrar que muitos desses ganhos devem vir das datas comemorativas que movimentam bem o mercado, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal.

Para o Dia das Mães, que ocorre no domingo (14/05), a ABComm projeta crescimento de 3% nas vendas em relação à data comemorativa do ano passado. Mas o crescimento mais representativo nas vendas ficará para o segundo semestre.

“A redução no faturamento de empresas que enfrentaram problemas no balanço, a questão fiscal que afetou companhias estrangeiras e a manutenção dos juros, que prejudicou as vendas a prazo, são alguns dos motivos por trás dessa queda”, disse Mauricio Salvador, presidente da associação, em comunicado.

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