A Ford anunciou que irá testar uma frota de protótipos de células de combustível de hidrogênio baseados no modelo elétrico E-Transit. O objetivo é avaliar se essa tecnologia pode ser uma opção viável de emissão zero para clientes que transportam cargas pesadas em longas distâncias.
A montadora liderará um consórcio nesse projeto de três anos, contando com a participação da BP, que se concentrará em hidrogênio e infraestrutura, e do grupo britânico de supermercados e tecnologia Ocado.
O projeto recebe financiamento parcial do Advanced Propulsion Center, uma iniciativa conjunta do governo e da indústria automotiva.
Embora a maioria dos veículos com motores a combustão, vans e caminhões de curta distância devam ser substituídos por veículos elétricos a bateria nas próximas duas décadas, entusiastas da célula de combustível de hidrogênio e alguns operadores de frotas de longa distância argumentam que as baterias são muito pesadas, demoram muito para recarregar e podem sobrecarregar as redes elétricas.
Os veículos com células de combustível de hidrogênio, nos quais o hidrogênio se combina com o oxigênio para produzir água e energia para alimentar uma bateria, podem ser reabastecidos em minutos e têm um alcance muito maior do que os veículos com baterias elétricas.
No entanto, existem grandes desafios a serem superados para a adoção em massa das células de combustível de hidrogênio, incluindo a escassez de postos de abastecimento e a necessidade de produção de hidrogênio verde, feito com energia renovável, para alimentar esses veículos.