Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Uso de cartão de crédito cresce no Brasil entre 2019 e 2022

(Foto: Pixabay/Pexels)

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), o número de clientes que utilizam cartão de crédito no Brasil aumentou 30,9% entre 2019 e 2022. Em junho do ano passado, havia 84,7 milhões de usuários com saldo devedor relacionado a essa forma de pagamento, em comparação com os 64,7 milhões registrados em junho de 2019.

O saldo devedor refere-se ao valor das compras, parceladas ou não, que ainda não foram pagas pelos clientes e que podem estar sujeitas a juros. Os dados foram divulgados pelo BC nesta segunda-feira (29) como parte do Relatório de Economia Bancária, que será publicado integralmente em 6 de junho.

Segundo o BC, observa-se uma tendência de utilização de modalidades mais onerosas do cartão de crédito à medida que aumenta o número de vínculos, ou seja, o número de instituições emissoras de cartões em que o cliente possui saldo devedor.

Publicidade

“Em média, a partir de dois vínculos, aumenta a participação das modalidades com características de crédito, sujeitas à cobrança de juros, como o crédito rotativo, e o percentual do limite utilizado”, explicou o BC. No total, 54% dos clientes possuíam saldo devedor em apenas uma instituição, 25% em duas e 20% em três ou mais.

“Quanto mais vínculos, maiores são o limite e o saldo médio da dívida. Isso indica que os usuários que utilizam cartões de mais de uma instituição aumentam sua capacidade de gastos com os limites adicionais, elevando, em média, o saldo devedor consolidado”, acrescentou o BC.

O aumento nos números pode ser atribuído à entrada de novas instituições no mercado nos últimos anos, principalmente no segmento de cartões pós-pagos, o que possibilitou que uma parcela significativa da população brasileira passasse a ter acesso a um ou mais cartões de crédito. Instituições de pagamento e bancos digitais aumentaram sua base de usuários em 27,6 milhões de pessoas durante o período analisado.

O documento também revela que, em junho de 2022, o número de cartões de crédito em circulação (190,8 milhões) representava quase o dobro da população economicamente ativa do Brasil (107,4 milhões), de acordo com dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estatísticas do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado