O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, tratou, na terça-feira, 30, com o presidente da Bolívia, Luis Arce, do futuro da exploração de gás e do petróleo na América do Sul. As autoridades participaram do encontro de líderes dos países da América do Sul, realizado pelo Governo Federal, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
O chefe da estatal afirmou que a companhia pretende estudar novos negócios na área de exploração e de gás. Prates reforçou, ainda, que as empresas que têm o estado como sócio majoritário, a exemplo da Petrobras e da YPFB, são extremamente necessárias para a transição energética no mundo.
“Estamos preparando a Petrobras para uma nova fase em refino. Queremos revisitar países vizinhos, como Bolívia, Venezuela e Guiana, e debatermos alguns pontos como os termos contratuais, novas potencialidades de exploração de gás e a preparação das empresas para a transição energética”, disse Prates.
Prates destacou também que nesta semana a Petrobras, em parceria com a Refinaria Riograndense, irá realizar testes industriais para a geração de produtos petroquímicos e combustíveis de origem 100% renovável. A tecnologia representa uma nova oportunidade para o biorrefino no país.
Para o presidente da Bolívia, Luis Arce, a reunião significou um novo tratamento que a Petrobras e o governo brasileiro estão dando ao país. O dirigente destacou que a Bolívia está à disposição para sentar e buscar soluções conjuntas para os dois países.
Jean Paul Prates e o presidente da Bolívia, Luiz Arce, terão uma nova reunião no segundo semestre, na Bolívia, com data a definir, para tratar dos acordos comerciais entre os países. A reunião contou ainda com a presença do Diretor Executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Falcão, e do Gerente-Executivo de Relações Institucionais, João Paulo Madruga.