Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

“Estamos trabalhando nessa questão da expansão”, diz ministro das Relações Exteriores sobre ampliação dos Brics

Foto: Reprodução/Twitter/Itamaraty

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse, nesta sexta-feira, 2, na cidade do Cabo, na África do Sul, que existem mais de uma dúzia de países com interesse em aderir ao existem mais de uma dúzia de países com interesse em aderir aos Brics, atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O chanceler brasileiro destacou que, devido à história de sucesso do bloco, muitos países estão interessados em aderir ao grupo.

“Talvez por causa desse grande sucesso dos Brics, o [grupo] atraiu a atenção de muitos outros países em 15 anos. Estamos trabalhando nessa questão da expansão. Temos que assessorar nossos presidentes para o próximo encontro da cúpula dos Brics, em agosto”, revelouy.

Publicidade

Segundo os ministros dos Brics, existem mais de uma dúzia de países com interesse em aderir ao bloco, entre eles, a Argentina, que passa por uma crise financeira com inflação acima dos 100% e a Árabia Saudita.

Entre os ativos do bloco está o Banco de Desenvolvimento dos Brics que já aprovou mais de 32 bilhões de dólares em financiamentos.

Com sede em Xangai, na China, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) é uma instituição financeira focada no desenvolvimento dos países que compõem o Brics. Seu objetivo é financiar obras que contribuam para o crescimento dos seus integrantes.

Além disso, o banco de desenvolvimento tem o objetivo de remanejar recursos obtidos no mercado de capitais para os projetos apresentados pelos países integrantes do acordo.

Atualmente, a instituição é comandada pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que saiu do poder após ter o impeachment aprovado na Câmara dos Deputados e Senado, em 2016.

Encontro na África do Sul

Os ministros de Relações Exteriores dos cinco países dos Brics discutiram, na cidade do Cabo, na África do Sul, a entrada de novos membros do grupo que hoje reúne Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

Representando o Brasil, Mauro Vieira, participou do encontro. O evento é uma prévia para a cúpula dos Brics marcada para agosto, também na África do Sul.

 

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado