Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MRV dispara e impulsiona construtoras, animadas com PIB da construção civil

Imagem: Rodrigo Gomes/Divulgação

Na quinta-feira (01/06), as ações da construção civil tiveram dia positivo na Bolsa brasileira e as principais empresas operam em alta. A MRV puxa a alta do setor, que digere os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da construção no primeiro trimestre. Por volta das 16h25 (de Brasília), os papéis da MRV avançavam 6%, enquanto a Tenda tinha alta de 3,3%. Já a Eztec e Direcional subiam 3% e 2%, respectivamente.

O primeiro pregão de junho também é animador para o índice Ibovespa, que avançava 2% no horário acima, acima dos 110,5 mil pontos.

O primeiro resultado da atividade econômica brasileira do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, saiu na quinta-feira. No primeiro trimestre, o PIB do país cresceu 1,9%, superando as projeções de alta de 1,2%. Com isso, em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões nos primeiros três meses de 2023.

Publicidade

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 4%. O resultado foi puxado pelo salto de 21,6% do setor de Agropecuária. Por sua vez, a construção civil exibiu alta de 1,5% na comparação com o mesmo trimestre de 2022, engatando a décima alta consecutiva.

Contudo, o indicador exibiu desaceleração ante o quarto trimestre de 2022, com queda 0,8%, já que a massa salarial real do setor cresceu. Porém, os insumos típicos da construção estão em queda em relação ao ano anterior.

Em maio, o setor teve desempenho positivo na Bolsa brasileira. As ações da MRV foram impulsionadas por seus resultados trimestrais e na esteira da expectativa do mercado de melhora para o setor em meio ao impulso de programas habitacionais, principalmente, o Minha Casa, Minha Vida.

Sendo assim, MRVE3 disparou 40,0% em maio, estando entre as dez ações com o melhor desempenho do Ibovespa no mês passado. Já a Cyrela avançou 25,11%, também com desempenho de destaque. Por sua vez, a Tenda saltou 40,0%, enquanto a Eztec avançou 21,5%.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado