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Shein diz que roupas fabricadas no Brasil podem ser mais baratas do que as da China

Brasileiros estão entre os que mais gastam com roupas no mundo
Foto: Ron Lach/Pexels

A Shein, varejista de moda online, está apostando em fábricas no Brasil como estratégia para oferecer preços competitivos e impulsionar a produção local. Segundo o sócio da empresa, Marcelo Claure, as peças de roupa fabricadas no Brasil podem custar o mesmo ou até ser mais baratas do que as importadas da China.

Claure destaca que, embora os custos de fabricação no Brasil sejam mais elevados, incluindo impostos, eles são compensados pela economia logística, considerando o gasto de transporte das peças da China. Atualmente, a Shein já conta com 151 fábricas exclusivas trabalhando para ela, e a meta é chegar a 2.000 fábricas nos próximos três anos, com a expectativa de que 85% das vendas no país sejam de produtos fabricados localmente ou por vendedores brasileiros.

Em abril, a Shein anunciou ao governo brasileiro um investimento de R$ 750 milhões nesse período. Essa decisão ocorreu após o recuo do governo em relação à medida que taxava as compras internacionais de até US$ 50 feitas por pessoas físicas. Os concorrentes brasileiros argumentam que as varejistas asiáticas aproveitam essa brecha para evitar o imposto.

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A Shein se destaca por trabalhar com diversos fabricantes parceiros, todos conectados ao seu algoritmo, que é considerado o grande diferencial em relação aos concorrentes. A inteligência artificial (IA) da empresa realiza testes no aplicativo com 100 a 200 peças por modelo. Se a demanda por um determinado produto se mostra aquecida, o robô detecta a tendência, comunica ao fabricante e a produção é escalada, evitando assim gastos com estoque de peças encalhadas.

Com essa estratégia, a Shein busca fortalecer sua presença no mercado brasileiro e consolidar-se como uma das principais opções para os consumidores de moda online, proporcionando produtos de qualidade a preços acessíveis e impulsionando a indústria têxtil nacional.

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