Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Consumo dentro do lar cresceu no primeiro trimestre

Imagem: Freepik

De acordo com as informações do Consumer Insights 2023, levantamento produzido pela Kantar, apontam que os brasileiros estão retomando o consumo dentro do lar, influenciados pela inflação amenizada (previsão de 6,05% em 2023), o menor índice de desemprego desde 2015 (8,8% no primeiro trimestre deste ano) e o reajuste do salário-mínimo em +2,8%.

Apesar do cenário mais otimista, as informações do relatório apontam que o consumidor consolida a migração para marcas mais acessíveis. Enquanto o preço médio por unidade de marcas econômicas variou +9,4%, os produtos premium sofreram alteração de +17,9% e os mainstream de +16,5%.

Isso porque os produtos econômicos foram os que sofreram menor variação de preços entre março de 2022 e o mesmo período deste ano, e também são mais consumidas pelo público jovem, 16,4% dos brasileiros até 29 anos de idade adquirem produtos desse tipo, a maior porcentagem entre as faixas etárias estudadas pela Kantar. Enquanto isso, as pessoas acima de 50 anos de idade são as que mais compram itens premium (17,6%).

Publicidade

Na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano, as commodities cresceram 8,5% em unidades e 2% em ocasiões nos carrinhos dos brasileiros. O destaque fica com leite UHT, óleo de soja e açúcar.

Outra categoria que ganhou relevância foi a mercearia salgada, que cresceu 14,8% em unidades e 6% em ocasiões. Salgadinhos, massas tradicionais e massas instantâneas foram os maiores destaques. Enquanto isso, a mercearia doce apresentou alta de 9,8% em unidades e 8% em ocasiões. Biscoitos, chocolates e creme de leite foram as principais contribuições.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado