Com um aumento notável nas viagens internacionais este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pondera a compra de um novo avião para uso exclusivo da Presidência da República. Buscando uma aeronave com maior autonomia de voo, menos necessidade de escalas para abastecimento e maior espaço para acomodar convidados, duas alternativas estão sendo estudadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
As alternativas incluem adaptar uma das duas aeronaves Airbus A330-200, adquiridas durante o governo de Jair Bolsonaro, ou comprar um novo avião usado com configurações prontas. Para a adaptação, investimentos significativos seriam necessários para instalação de internet, suíte presidencial com chuveiro e uma sala reservada para o chefe do executivo brasileiro despachar.
Embora os custos exatos para a adaptação ainda não tenham sido cotados, a FAB sugere que os gastos podem aumentar consideravelmente devido às preferências do presidente e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Dependendo dos custos finais, a compra de outra aeronave usada poderia ser mais econômica.
O avião presidencial atual, um A 319 conhecido como “Aerolula”, foi adquirido pelo próprio presidente durante seu mandato inicial. A aeronave, que já conta com 18 anos de serviço, está aproximando-se da metade de sua vida útil, o que demandará um processo de renovação substancial.
Contatos militares confirmaram ao GLOBO que o assunto foi debatido durante um almoço na última quarta-feira (31/05), envolvendo o presidente e a alta liderança da FAB. No entanto, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, em um comunicado, assegurou que a aquisição de uma nova aeronave não foi o motivo central da reunião de Lula com a elite militar, e destacou que ainda não há uma decisão final sobre a questão.
Dados principais sobre o Airbus A330:
- É um avião widebody bimotor turbofan, desenvolvido e fabricado pela Airbus.
- As versões do A330 têm um alcance de 5 000 km a 13 000 km e podem levar até 335 passageiros com uma configuração de duas classes, ou transportar até 70 toneladas de carga.
- O A330-200 é uma versão de longo alcance derivada do A330-300, com um alcance maior e menor comprimento da fuselagem.
- O A330-200F é capaz de transportar 64 toneladas de carga em voos de até 7 400 quilômetros, ou 69 toneladas em trechos mais curtos, de 5 930 quilômetros.
- O A330-300 pode transportar até 475 passageiros em classe única a uma distância de 7 500 km.
Valores das Aeronaves:
- A330-200: US$ 233.8 milhões
- A330-300: US$ 259 milhões
- A330-200F: US$ 237 milhões
A decisão final sobre a aquisição da nova aeronave presidencial ainda está pendente. Enquanto isso, a FAB prossegue com o estudo das opções, a fim de determinar a solução mais econômica e adequada para as necessidades do presidente e do país. A escolha por uma aeronave com maior autonomia de voo poderá ampliar a capacidade da Presidência em representar os interesses brasileiros no cenário internacional.











