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Presidência da República avalia compra de um novo avião: Airbus A330-200 é a preferência

Com um aumento notável nas viagens internacionais este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pondera a compra de um novo avião para uso exclusivo da Presidência da República. Buscando uma aeronave com maior autonomia de voo, menos necessidade de escalas para abastecimento e maior espaço para acomodar convidados, duas alternativas estão sendo estudadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

As alternativas incluem adaptar uma das duas aeronaves Airbus A330-200, adquiridas durante o governo de Jair Bolsonaro, ou comprar um novo avião usado com configurações prontas. Para a adaptação, investimentos significativos seriam necessários para instalação de internet, suíte presidencial com chuveiro e uma sala reservada para o chefe do executivo brasileiro despachar.

Embora os custos exatos para a adaptação ainda não tenham sido cotados, a FAB sugere que os gastos podem aumentar consideravelmente devido às preferências do presidente e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Dependendo dos custos finais, a compra de outra aeronave usada poderia ser mais econômica.

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O avião presidencial atual, um A 319 conhecido como “Aerolula”, foi adquirido pelo próprio presidente durante seu mandato inicial. A aeronave, que já conta com 18 anos de serviço, está aproximando-se da metade de sua vida útil, o que demandará um processo de renovação substancial.

Contatos militares confirmaram ao GLOBO que o assunto foi debatido durante um almoço na última quarta-feira (31/05), envolvendo o presidente e a alta liderança da FAB. No entanto, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, em um comunicado, assegurou que a aquisição de uma nova aeronave não foi o motivo central da reunião de Lula com a elite militar, e destacou que ainda não há uma decisão final sobre a questão.

Dados principais sobre o Airbus A330:

  • É um avião widebody bimotor turbofan, desenvolvido e fabricado pela Airbus.
  • As versões do A330 têm um alcance de 5 000 km a 13 000 km e podem levar até 335 passageiros com uma configuração de duas classes, ou transportar até 70 toneladas de carga.
  • O A330-200 é uma versão de longo alcance derivada do A330-300, com um alcance maior e menor comprimento da fuselagem.
  • O A330-200F é capaz de transportar 64 toneladas de carga em voos de até 7 400 quilômetros, ou 69 toneladas em trechos mais curtos, de 5 930 quilômetros.
  • O A330-300 pode transportar até 475 passageiros em classe única a uma distância de 7 500 km.

Valores das Aeronaves:

  • A330-200: US$ 233.8 milhões
  • A330-300: US$ 259 milhões
  • A330-200F: US$ 237 milhões

A decisão final sobre a aquisição da nova aeronave presidencial ainda está pendente. Enquanto isso, a FAB prossegue com o estudo das opções, a fim de determinar a solução mais econômica e adequada para as necessidades do presidente e do país. A escolha por uma aeronave com maior autonomia de voo poderá ampliar a capacidade da Presidência em representar os interesses brasileiros no cenário internacional.

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