Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Expansão do Crédito: Banqueiros elogiam governo e defendem propostas concretas para setores sufocados

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agencia Brasil

No jantar promovido pelo Esfera Brasil, os banqueiros elogiaram o governo de Lula pelo lançamento do programa de renegociação de dívidas chamado Desenrola, voltado para a baixa renda. No entanto, eles expressaram a necessidade de propostas concretas para a expansão do crédito em setores que estão atualmente sufocados pelas altas taxas de juros.

Durante o evento, os banqueiros afirmaram que pressionaram Arthur Lira, presidente da Câmara, em defesa do projeto de lei do marco das garantias, que atualmente está parado no Senado. Lira esteve presente no jantar realizado na segunda-feira (5).

O projeto em questão visa retirar o monopólio da Caixa Econômica Federal no que diz respeito a penhores civis, permitindo que um mesmo imóvel seja usado como garantia para mais de um empréstimo, por exemplo. Embora tenha sido elaborado durante a gestão de Paulo Guedes, ministro da Economia no governo Bolsonaro, os banqueiros estão empenhados em fazer com que o projeto saia do papel.

Publicidade

Eles citaram exemplos para embasar sua argumentação. Atualmente, o financiamento imobiliário para pessoa física, que possui uma garantia estabelecida, apresenta uma inadimplência de 1,71% e juros de 10,8% ao ano. Já o parcelamento no cartão de crédito, sem qualquer tipo de contrapartida, registra uma inadimplência de 9% e juros de 200% ao ano.

A Febraban, que apoia o projeto, defende a inclusão de ativos de qualidade no texto, cujo valor seja preservado ao longo da operação. Além disso, eles desejam garantias de fácil execução, com alta liquidez e baixos custos em cenários de busca extrajudicial.

Caso essas demandas sejam atendidas, acreditam que haverá condições para a redução das taxas de juros praticadas atualmente, o que poderá estimular uma maior oferta de crédito.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado