Pesquisar
Close this search box.

Pequenos negócios lideram geração de empregos no Brasil, com destaque para o setor de Serviços

(Foto: Alexander Suhorucov/Pexels)

Os pequenos negócios lideram a geração de empregos no Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês de abril, essas empresas foram responsáveis por 76% dos novos postos de trabalho, totalizando 136,3 mil vagas.

Os segmentos de micro e pequenas empresas apresentaram um saldo positivo em todos os setores. O setor de Serviços liderou a criação de empregos, com um total de 69,4 mil novas vagas, representando seis a cada dez postos de trabalho gerados no país.

Em segundo lugar, a Construção contribuiu com 25,1 mil empregos, seguida pelo Comércio, com 24,5 mil. A Indústria da Transformação gerou 11,3 mil vagas, enquanto a Agropecuária criou 4,2 mil empregos. A Extrativa Mineral e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) também contribuíram, com 886 e 794 vagas, respectivamente.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil criou um total de 705,7 mil novas oportunidades de trabalho. Desse número, 540,5 mil empregos foram gerados por micro e pequenas empresas, representando 76% do total. As médias e grandes empresas contribuíram com 83,2 mil postos de trabalho, equivalente a 11,7% do saldo total nesse período.

No geral, os pequenos negócios do setor de Serviços lideraram a geração de empregos, com 312,3 mil vagas criadas no primeiro quadrimestre. Em seguida, destacaram-se a Construção, com 110,8 mil empregos, e a Indústria da Transformação, com 94,3 mil vagas.

Embora o setor do Comércio tenha apresentado saldo positivo nos últimos dois meses, registrou um saldo negativo de 15,6 mil empregos no acumulado do ano. Esse resultado é atribuído, em grande parte, ao mês de janeiro, que tradicionalmente registra um número significativo de demissões devido às contratações sazonais para as festas de fim de ano.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado