Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Impulsionando a Indústria de Defesa: Drones, Manutenção e Monitoramento Ambiental

(Foto: David Bartus/Pexels)

Na indústria de defesa, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) está focando na produção de drones como uma nova fronteira. Esta tecnologia, cada vez mais presente em conflitos internacionais, é considerada relativamente acessível e de baixo custo, sendo o modelo turco que abastece a Ucrânia um exemplo de sucesso.

A formação de profissionais na manutenção de equipamentos de defesa é outra área identificada pelo Ministério como altamente rentável. Esta atividade envolve tecnologia avançada e tem potencial de crescimento, uma vez que os produtos de defesa são projetados para durar muitos anos e não são facilmente substituídos. A interseção entre defesa e meio ambiente é um outro setor considerado promissor. A demanda por produtos que permitam o monitoramento das regiões florestais está crescendo, dada a importância cada vez maior da proteção da floresta.

No evento DroneShow, realizado em São Paulo em maio, representantes do Ministério da Defesa (MD) foram expostos a soluções de mapeamento, inspeções e pulverização com drones. Estes produtos têm aplicações em várias áreas, incluindo logística, defesa, segurança e energia. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as soluções do Centro-Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para apoiar as ações do governo federal na proteção da Amazônia Legal e da Amazônia Azul.

Publicidade

No entanto, a recuperação da fabricante nacional de mísseis, Avibrás, tem absorvido a maior parte dos esforços do Ministério. A empresa está enfrentando uma grave crise e entrou com um pedido de recuperação judicial em 2022.

A estratégia do MDIC de impulsionar a indústria de defesa através do desenvolvimento da produção de drones, da capacitação da mão de obra para a manutenção de equipamentos de defesa e da criação de produtos que permitam o monitoramento da floresta é uma iniciativa que promete fortalecer esta indústria chave para a segurança nacional.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado