Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Recuperação da Economia Alemã: Bundesbank prevê recessão menor em 2023

A recuperação da economia alemã, apesar dos desafios contínuos, recebeu uma luz de otimismo do Bundesbank, o banco central alemão. Em um relatório recente, a instituição prevê uma contração menos acentuada do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023 do que as estimativas anteriores. Segundo o documento divulgado nesta sexta-feira (16/06), o PIB alemão deverá encolher 0,3%, uma diminuição mais suave do que a projeção de dezembro de 2022, que previa uma queda de 0,5%.

O principal motor dessa perspectiva mais positiva é a desaceleração da inflação, decorrente da queda nos preços da energia. Conforme os últimos dados da agência de estatísticas da Alemanha, a Destatis, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) alemão desacelerou para 6,1% em maio, uma redução significativa dos 7,2% registrados em abril. Esta desaceleração é vital para a recuperação, pois a inflação elevada vinha inibindo o consumo e os investimentos, contribuindo para a recessão técnica do país.

Apesar de a economia alemã ter entrado em uma recessão técnica – com um declínio de 0,3% no primeiro trimestre de 2023 e de 0,5% no último trimestre de 2022 – as novas previsões indicam uma “difícil” mas persistente recuperação da economia alemã do choque da pandemia de Covid-19. Esta tendência já foi observada em 2022, quando a Alemanha registrou uma expansão de 1,9%.

Publicidade

Por outro lado, o Bundesbank revisou para baixo suas projeções de crescimento para os próximos anos. Agora, espera-se um crescimento de 1,2% em 2024 e de 1,3% em 2025, números inferiores às previsões anteriores de 1,7% e 1,4%, respectivamente. Esta revisão alinha-se à recente ação do Banco Central Europeu (BCE), que na quinta-feira (15) elevou seus juros em 25 pontos-base para manter a inflação em 2% a médio prazo.

Portanto, apesar de a recuperação da economia alemã estar enfrentando obstáculos, a menor contração prevista para 2023 sinaliza avanços. A desaceleração da inflação é outro aspecto positivo nesta trajetória, mesmo que a Alemanha continue a lidar com a monumental tarefa de reconstruir sua economia em um cenário global incerto.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado