No dia de hoje, sexta-feira (23), o Sistema Fecomércio Ceará anunciou o lançamento do Programa de Compra Direta. A iniciativa investirá mais de R$ 26 milhões no primeiro ano em gêneros alimentícios de produtores familiares que atuam na agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura, para suprir as necessidades das unidades do Sesc e do Senac em todo o Estado.
A ação irá beneficiar 13 cooperativas credenciadas, representando mais de 150 produtores. O evento realizado na sede da instituição, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz.
A iniciativa beneficiará produtores de diversas regiões do Ceará, como Cariri, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba. Através do programa, os insumos adquiridos irão suprir desde o Hotel Sesc Iparana, restaurantes e clubes recreativos do Sesc, até os cursos de gastronomia e as empresas-escolas do Senac, além de alimentar projetos culturais e institucionais.
A agricultora Antônia Alves, conhecida como dona Dita, expressou seu entusiasmo com o programa: “O Sistema Fecomércio está abrindo uma nova porta para alavancar a agricultura familiar e estimular o aumento na produção. Essa parceria também vai estimular que os produtores se organizem ainda mais, por meio das cooperativas”, afirmou.

Odilon Aguiar, superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, reforçou que “essa iniciativa representa um passo significativo em direção a um modelo econômico equitativo e ambientalmente adequado”.
A iniciativa é uma resposta prática aos objetivos traçados no Guia de Aquisições Sustentáveis da CNC/Sesc/Senac, promovendo um modelo de crescimento econômico continuado, que é socialmente justo e ambientalmente adequado. O edital para o credenciamento das cooperativas foi lançado em dezembro de 2022, e a homologação das cooperativas credenciadas aconteceu neste mês, junho de 2023.
Moisés Braz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, celebrou a iniciativa: “O Sistema SDA e o governo estadual celebram com otimismo mais uma parceria em prol dos agricultores e agricultoras cearenses. A decisão do Sistema Fecomércio de adquirir gêneros da agricultura familiar é mais um importante reconhecimento de que a nossa produção é saudável, sustentável e socialmente comprometida com o desenvolvimento local de comunidades e famílias rurais.”
De acordo com Braz, essa parceria reafirma o compromisso do Fecomércio Ceará com a sustentabilidade e o desenvolvimento local. “Para a SDA, é motivo de orgulho poder executar políticas públicas, muitas delas em parceria com as organizações da sociedade civil, na perspectiva de que nossos empreendimentos possam produzir mais e melhor tendo garantia de preço justo, fortalecendo assim as cadeias produtivas e gerando valor para a sociedade”, acrescentou.
O Programa de Compra Direta representa uma ação concreta e decisiva do Fecomércio Ceará na busca por um futuro mais próspero e sustentável para o Estado. Com a injeção do montante informado, no primeiro ano do programa, estima-se que haja um impulso significativo na economia local, beneficiando diretamente mais de 150 produtores.
Henrique Javi, superintendente do Sistema Fecomércio, reforçou a importância do programa e seu potencial de crescimento: “Esse é o modelo que está sendo iniciado pelo Sistema Fecomércio no Ceará, que tende a crescer e se tornar um programa nacional, criando uma base de sustentabilidade para agricultura familiar e solidária“, concluiu.
Este é apenas o início de um esforço que promete alavancar a economia local, beneficiando tanto produtores quanto consumidores. Com o Programa de Compra Direta, o Fecomércio Ceará reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização da produção local, enquanto contribui para um futuro mais próspero para o Ceará.