Programa de Compra Direta Fecomércio Ceará: Investimento de R$ 26 milhões em produtos locais

Sistema Fecomércio Ceará lança programa para fortalecer a produção familiar e a economia local.

No dia de hoje, sexta-feira (23), o Sistema Fecomércio Ceará anunciou o lançamento do Programa de Compra Direta. A iniciativa investirá mais de R$ 26 milhões no primeiro ano em gêneros alimentícios de produtores familiares que atuam na agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura, para suprir as necessidades das unidades do Sesc e do Senac em todo o Estado.

A ação irá beneficiar 13 cooperativas credenciadas, representando mais de 150 produtores. O evento realizado na sede da instituição, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz.

A iniciativa beneficiará produtores de diversas regiões do Ceará, como Cariri, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba. Através do programa, os insumos adquiridos irão suprir desde o Hotel Sesc Iparana, restaurantes e clubes recreativos do Sesc, até os cursos de gastronomia e as empresas-escolas do Senac, além de alimentar projetos culturais e institucionais.

A agricultora Antônia Alves, conhecida como dona Dita, expressou seu entusiasmo com o programa: “O Sistema Fecomércio está abrindo uma nova porta para alavancar a agricultura familiar e estimular o aumento na produção. Essa parceria também vai estimular que os produtores se organizem ainda mais, por meio das cooperativas”, afirmou.

 

O presidente do Sistema Fecomércio, contextualizou o cenário atual para os produtores familiares. “Devido à instabilidade do mercado e a falta de garantia de preço, muitos produtores se veem nas mãos de intermediários”, disse o deputado federal Luiz Gastão.

 

Odilon Aguiar, superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, reforçou que “essa iniciativa representa um passo significativo em direção a um modelo econômico equitativo e ambientalmente adequado”.

A iniciativa é uma resposta prática aos objetivos traçados no Guia de Aquisições Sustentáveis da CNC/Sesc/Senac, promovendo um modelo de crescimento econômico continuado, que é socialmente justo e ambientalmente adequado. O edital para o credenciamento das cooperativas foi lançado em dezembro de 2022, e a homologação das cooperativas credenciadas aconteceu neste mês, junho de 2023.

Moisés Braz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, celebrou a iniciativa: “O Sistema SDA e o governo estadual celebram com otimismo mais uma parceria em prol dos agricultores e agricultoras cearenses. A decisão do Sistema Fecomércio de adquirir gêneros da agricultura familiar é mais um importante reconhecimento de que a nossa produção é saudável, sustentável e socialmente comprometida com o desenvolvimento local de comunidades e famílias rurais.”

De acordo com Braz, essa parceria reafirma o compromisso do Fecomércio Ceará com a sustentabilidade e o desenvolvimento local. “Para a SDA, é motivo de orgulho poder executar políticas públicas, muitas delas em parceria com as organizações da sociedade civil, na perspectiva de que nossos empreendimentos possam produzir mais e melhor tendo garantia de preço justo, fortalecendo assim as cadeias produtivas e gerando valor para a sociedade”, acrescentou.

O Programa de Compra Direta representa uma ação concreta e decisiva do Fecomércio Ceará na busca por um futuro mais próspero e sustentável para o Estado. Com a injeção do montante informado, no primeiro ano do programa, estima-se que haja um impulso significativo na economia local, beneficiando diretamente mais de 150 produtores.

Henrique Javi, superintendente do Sistema Fecomércio, reforçou a importância do programa e seu potencial de crescimento: “Esse é o modelo que está sendo iniciado pelo Sistema Fecomércio no Ceará, que tende a crescer e se tornar um programa nacional, criando uma base de sustentabilidade para agricultura familiar e solidária, concluiu.

Este é apenas o início de um esforço que promete alavancar a economia local, beneficiando tanto produtores quanto consumidores. Com o Programa de Compra Direta, o Fecomércio Ceará reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização da produção local, enquanto contribui para um futuro mais próspero para o Ceará.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado