Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

B3 Lança Portabilidade de Investimentos em 3 de Julho

(Foto: Max Bonda/Pexels)

No dia 3 de julho, a B3, a Bolsa de Valores brasileira, lançará uma funcionalidade revolucionária: a portabilidade de investimentos. Conforme publicação do Valor Investe, este serviço permitirá a transferência eletrônica de ativos entre agentes de custódia, simplificando um processo que até agora tem sido burocrático e lento.

Anteriormente, para transferir ativos, os investidores precisavam baixar e preencher formulários, reconhecer firma em cartório e enviar documentos físicos pelos Correios. Com a nova funcionalidade da B3, essa etapa será coisa do passado. A portabilidade de investimentos permitirá a transferência de ativos, incluindo ações, de uma corretora para outra de maneira online e automática.

“Essa era uma demanda dos investidores e se tornou realidade”, afirma Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoas físicas da B3. A mudança, inspirada no sucesso do Pix, busca agilizar e descomplicar o processo de transição.

Publicidade

A implementação da ferramenta ocorrerá em duas etapas. Inicialmente, a portabilidade estará disponível para 100 mil clientes de corretoras como BTG Pactual, Safra, XP e CM Capital. Na segunda fase, a partir de agosto, mais instituições deverão aderir ao serviço, incluindo Itaú e Ágora, corretora do Bradesco. Até o fim do ano, espera-se que todas as corretoras e bancos estejam integrados ao sistema.

Inicialmente, todos os ativos listados, incluindo ações, ETFs e fundos imobiliários estarão disponíveis para a portabilidade. A partir do próximo ano, a ferramenta se expandirá para incluir ativos de balcão como CDBs e debêntures, além de produtos isentos, como CRIs e CRAs, e o Tesouro Direto.

“A nova funcionalidade contribuirá para a simplificação e transparência do processo para todos os envolvidos”, declarou a B3. Sem dúvida, essa inovação representa um marco no tratamento das solicitações do investidor, prometendo mais eficiência e facilidade para o mercado financeiro.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado