A Livraria Cultura, uma das principais redes de livrarias do Brasil, conseguiu uma vitória significativa no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anula o decreto de falência que pairava sobre a empresa. O Ministro Raul Araújo deu a decisão que traz um novo respiro para a emblemática livraria.
O advogado da Cultura, Gustavo Bismarchi, anunciou que a medida passará a valer a partir desta sexta-feira (30), cobrindo todas as filiais da empresa em São Paulo e Porto Alegre, inclusive a reabertura das unidades que estavam fechadas.
A liminar deferida pelo ministro Araújo estipula a retomada do plano de recuperação judicial da Livraria Cultura, aprovado anteriormente em assembleia geral de credores.
Curiosamente, a decisão vem na mesma semana em que a unidade da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, situada na Avenida Paulista, fechou as portas. O fechamento abrupto aconteceu na manhã de segunda-feira (26), depois da falência da empresa ser anunciada.
No entanto, vale lembrar que essa não é a primeira vez que a empresa consegue uma liminar para barrar a falência. Em fevereiro, a Livraria Cultura já havia evitado a falência através de um recurso semelhante.
A nova reviravolta traz mais uma chance para a Livraria Cultura se reinventar e encontrar soluções para os desafios enfrentados no mercado livreiro. Agora, ficamos na expectativa dos próximos movimentos da empresa no cenário do comércio de livros.