A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta sexta-feira (28) que manterá a bandeira tarifária verde ativa durante o mês de agosto. Com essa decisão, as contas de luz permanecerão livres de cobranças adicionais no próximo mês. A continuidade desse patamar se deve às excelentes condições de geração de energia no país.
Há mais de um ano, os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional têm sido isentos de taxas adicionais em suas contas de luz. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022, sucedendo meses de cobrança da “bandeira escassez hídrica”, que foi criada devido ao grave período de seca enfrentado pelo país em 2021.
Segundo a agência reguladora, a manutenção da bandeira verde é reflexo da melhoria nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Em comunicado, Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, enfatizou que o anúncio da bandeira verde confirma projeções feitas ainda em 2022, de que não haveria aumento na tarifa em 2023 devido ao acionamento das bandeiras.
A Aneel também reforçou que a expectativa é que as contas de luz permaneçam sem cobrança adicional nos próximos meses. A agência se baseia nos dados disponíveis, que permitem a atualização contínua das previsões de acionamento das bandeiras tarifárias.