Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Lula defende expansão dos Brics para incluir Arábia Saudita e outros países

Imagem: Novo Banco de Desenvolvimento – Banco do Brics/Divulgação

Em encontro com correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (2) a expansão dos Brics para incluir a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e a Argentina, países interessados em fazer parte do bloco. Os Brics, atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realizarão sua cúpula entre os dias 22 e 24 deste mês, na África do Sul.

A discussão sobre a expansão do bloco ganhou destaque com o interesse de cerca de 30 países em participar, sendo que 22 oficializaram suas candidaturas. Pressionado pela China e pela Rússia, que buscam ampliar sua influência internacional, o bloco irá discutir os critérios para a admissão de novos membros durante o encontro deste mês.

Lula enfatizou a importância de incluir a Arábia Saudita nos Brics e sugeriu que a expansão seja um contraponto para “reeducar” as instituições atualmente controladas por potências ocidentais.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Além disso, o presidente voltou a defender a ideia de uma moeda própria para o bloco, permitindo que os países membros realizem comércio sem depender do dólar. Ele destacou que o Brasil poderia realizar comércio com outros países membros na sua própria moeda, facilitando as transações comerciais entre os Brics.

Lula também aproveitou a ocasião para criticar o G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, e ressaltou que o G20 deveria assumir um papel mais relevante no cenário internacional.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado