O Grupo Mateus, atuante no segmento supermercadista, divulgou na noite desta quarta-feira (9) seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2023, apresentando um lucro líquido de R$ 294,5 milhões. Esse valor representa um aumento de 11% em comparação ao mesmo período no ano anterior.
O indicador de desempenho chave, o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda), atingiu R$ 505,7 milhões durante o período, revelando um crescimento anual expressivo de 23,4%. A margem Ebitda permaneceu estável em 7,9%.
A receita líquida da companhia durante o trimestre totalizou R$ 6,4 bilhões, demonstrando um crescimento significativo de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador de vendas mesmas lojas (SSS) teve um avanço de 10,4% no mesmo intervalo de tempo, sofrendo uma redução de 6,3 pontos percentuais.
No âmbito do segmento de Varejo, que compreende supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, a receita bruta atingiu R$ 1,9 bilhão no 2T23, representando um aumento de 15,7% em relação ao 2T22. Essa categoria corresponde a 25,7% da receita total do grupo. As bandeiras Hiper/Super e Camiño apresentaram um crescimento de 15,6% e 16,1%, respectivamente.
Por sua vez, a receita bruta do segmento de Atacarejo totalizou R$ 3,9 bilhões, apresentando um aumento significativo de 31,9% em comparação ao 2T22. Esse segmento representou 53,8% da receita total do Grupo.
As despesas operacionais da companhia durante o período somaram R$ 966,1 milhões.
O indicador dívida líquida/Ebitda encerrou o trimestre em 0,3x, com um endividamento líquido total de R$ 440,8 milhões e um saldo de caixa de R$ 1,4 bilhão ao final de junho.