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Ford e governo da Bahia firmam acordo para reversão de complexo industrial em Camaçari

Nesta sexta-feira, a montadora Ford e o governo da Bahia celebraram um acordo significativo para a reversão da propriedade do complexo industrial localizado em Camaçari, situado a 50 km de Salvador. Esse complexo, que abrigou a fábrica da Ford de 2001 a 2021, será agora transferido para o domínio do estado baiano.

A Ford informou que todo o processo seguirá a legislação vigente, com posterior indenização à empresa, em valores alinhados ao mercado. A montadora ressaltou a intenção de simplificar e agilizar a transição da propriedade da fábrica, gerando valor tanto para o estado quanto para a comunidade local.

O complexo industrial da Ford cessou suas operações em janeiro de 2021. Nos últimos meses, o governo da Bahia trabalhou ativamente para intermediar um acordo entre a Ford e a montadora chinesa BYD (Build Your Dreams). Contudo, com a não concretização desse acordo entre as empresas privadas, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) optou por buscar um entendimento para reverter a propriedade do complexo industrial.

A estratégia do governo baiano é possibilitar que a BYD ocupe o mesmo espaço anteriormente ocupado pelo complexo industrial da Ford, aproveitando a infraestrutura e logística já existentes.

O Governo da Bahia enfatizou, por meio de nota, que a presença da Ford no território baiano permanece assegurada, independente da reversão da propriedade da fábrica para a administração estadual. A expectativa é que a montadora mantenha as operações do seu Centro de Desenvolvimento de Tecnologia.

Em Camaçari, cerca de 1.500 engenheiros e especialistas da Ford trabalham na criação e design de novos produtos para as operações globais da empresa. O governo baiano acredita que a manutenção dessa plataforma de inovação, juntamente com a instalação da fábrica da BYD, elevará o estado a um novo patamar na indústria brasileira.

No mês de julho, a BYD anunciou seus planos para um complexo industrial destinado à produção de veículos elétricos em Camaçari, com um investimento de R$ 3 bilhões. A expectativa é gerar até 5.000 novos empregos diretos, sendo mil desses postos já na primeira fase de operação, prevista para o quarto trimestre de 2024.

O complexo será composto por três fábricas. Uma delas estará focada na produção de carros elétricos e híbridos, com capacidade estimada de 150 mil unidades por ano na fase inicial, podendo aumentar para até 300 mil unidades. Essa fábrica será a pioneira no Brasil na produção de carros elétricos.

A segunda unidade será responsável pela fabricação de chassis para ônibus e caminhões elétricos, enquanto a terceira estará voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato para atender ao mercado internacional, aproveitando a infraestrutura portuária do estado baiano.

O governo da Bahia ofereceu um pacote de benefícios fiscais à BYD, similar ao que a Ford usufruía, incluindo uma redução de 95% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

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