Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Transpetro planeja investir R$ 12,5 bi em encomenda de 25 navios

A Transpetro, subsidiária responsável pela área de transportes da Petrobras, estima que serão necessários investimentos da ordem de R$ 12,5 bilhões para a encomenda de 25 navios planejados como parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A encomenda contemplará um total de 25 embarcações, com um prazo de construção de oito anos. O lançamento das licitações para essa empreitada está agendado para o próximo mês de janeiro. As embarcações serão divididas em três lotes: gaseiros, destinados ao transporte de derivados claros, e voltados para o transporte de derivados escuros.

A estimativa de investimento, no entanto, ainda é considerada preliminar, uma vez que o valor definitivo dependerá dos resultados das concorrências que serão realizadas. Além disso, o processo de licitação requer a resolução de questões relacionadas ao modelo de financiamento e garantias contratuais.

Publicidade

A iniciativa de adquirir esses novos navios reflete uma estratégia para diminuir a exposição da Petrobras aos altos fretes internacionais de transporte de petróleo e seus derivados, contribuindo, assim, para o benefício dos acionistas da empresa.

Atualmente, a frota da Transpetro conta com 26 navios, com idade média de oito anos, que desempenham atividades de transporte marítimo de petróleo e seus derivados em serviço à Petrobras. A meta é, portanto, duplicar a frota ao término dos oito anos necessários para a construção das novas embarcações.

Além disso, a Transpetro está trabalhando para diversificar sua base de clientes, expandindo além da Petrobras. A empresa está em negociações com parceiros no Suriname, onde recentemente foram descobertas consideráveis reservas de petróleo e gás, e também direcionando seu foco para a Guiana, emergente nação petrolífera no continente. A busca por novos mercados contribuirá para a consolidação da Transpetro como um player importante no transporte marítimo da região.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado