Economia: Haddad destaca crescimento 3x maior que projeções

(Foto: Facebook Fernando Haddad)

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (1º), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou que as atuais projeções para o crescimento econômico do Brasil estão surpreendendo positivamente, superando em três vezes as estimativas divulgadas pelo mercado no início deste ano.

Haddad destacou que, em janeiro, as projeções médias do mercado apontavam para um crescimento econômico inferior a 1%. No entanto, os números recentes demonstram um cenário consideravelmente mais otimista para a economia brasileira.

“Queria lembrar que em janeiro as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%. Portanto, em relação ao que estava sendo projetado para a economia brasileira pelo mercado, estamos com crescimento três vezes superior”, afirmou o ministro.

Ele reforçou que as expectativas atuais situam-se em torno de um crescimento econômico de 3% para este ano, superando as projeções iniciais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, superando as expectativas do mercado, que estimava um avanço de 0,3%.

Apesar do resultado positivo, Haddad ressaltou que o cenário futuro da pasta da Fazenda é “desafiador” e reiterou a importância da aprovação das chamadas “medidas saneadoras” no Congresso para elevar a arrecadação e consolidar o novo marco fiscal. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, enviado ao Congresso recentemente, prevê um déficit primário zero.

O ministro concluiu afirmando que, embora o cenário seja promissor, “ninguém está dando o campeonato como ganho”. Ainda assim, ressaltou que um crescimento econômico sólido torna tudo mais viável.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado