Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil tem um dos maiores crescimentos de PIB do G20

Lula discursa em evento oficial do Governo Federal. Brasil no G20
(Foto: Reprodução/Rede Social)

De acordo com a classificação da OCDE, o PIB brasileiro registrou o quinto maior crescimento entre os países do G20. A economia brasileira, a mais robusta da América do Sul, expandiu-se 0,9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior.

Alguns destaques notáveis incluem a Indonésia, que teve um crescimento de 3,9%, e a Turquia, que registrou um aumento de 3,5%, especialmente após as eleições presidenciais ocorridas em maio no país. A economia mais poderosa do mundo, os Estados Unidos, teve um crescimento de 2,1%, atribuído principalmente ao aumento dos gastos do consumidor e dos investimentos empresariais.

Além disso, as economias da China e do Japão também apresentaram crescimento, com altas de 0,8% e 1,5%, respectivamente. No entanto, algumas economias do G20 tiveram contrações, como a Arábia Saudita, que registrou uma retração de 0,1%, e a Itália, com uma queda de 0,4%.

Publicidade

Fernando Barros Jr, economista e professor da Universidade de São Paulo, ressaltou que o Brasil se destaca positivamente no cenário do G20.

“Enquanto a maioria dos países do G20 têm feito políticas contracionistas para lidar com a inflação, o Brasil manteve uma boa execução de política monetária que controlou a inflação”

O economista também destacou a contribuição significativa do setor de serviços para o crescimento econômico do Brasil. Para ele, era de se esperar uma recuperação nesse setor após a pandemia.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado