Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Fundos imobiliários: menor fluxo de lançamentos desde 2018

(Foto: Pixabay/Pexels)

Desde 2018, o mercado brasileiro não presenciava um volume de lançamentos de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) tão reduzido. De acordo com dados recentes da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o ano em curso registrou até o final de agosto apenas 19 ofertas públicas iniciais (IPOs), apontando para uma tendência de retração no setor. Mas, o que está por trás dessa queda e como isso pode influenciar os investidores?

A atual desaceleração é atribuída a uma série de fatores adversos, principalmente as incertezas que rondam a atividade econômica e as taxas de juros ainda elevadas que estão dificultando a introdução de novos FIIs no mercado brasileiro. No entanto, especialistas mantêm uma visão otimista, antecipando que uma potencial queda nas taxas de juros pode vir a favorecer uma retomada vigorosa nessa área. Isso se deve à correlação histórica entre a valorização dos FIIs e os ciclos de queda de juros.

Para quem não está familiarizado, os Fundos Imobiliários são uma modalidade de investimento que canaliza recursos para empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais, ou em ativos relacionados, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Investir em FIIs é equivalente a tornar-se um dos “donos” desses imóveis, o que possibilita receber rendimentos provenientes dos aluguéis gerados por esses empreendimentos.

Publicidade

Apesar da desaceleração atual, os FIIs permanecem como uma opção atraente para os investidores que buscam diversificar seus portfólios. A perspectiva de uma retomada, impulsionada por uma possível redução nas taxas de juros, pode apresentar oportunidades valiosas para aqueles que estão considerando entrar nesse mercado.

Portanto, os olhos dos investidores e especialistas estão voltados para as próximas movimentações do mercado. O momento pede cautela, mas também abre espaço para a análise criteriosa e estratégica das oportunidades que podem surgir em meio às flutuações do mercado.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado