Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Cepal prevê crescimento sólido no PIB do Brasil em 2023

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o relatório anual divulgado nesta terça-feira (05) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá crescer 2,5% em 2023, com uma desaceleração em relação ao avanço de 2,9% registrado no ano anterior.

A instituição também projeta um crescimento de 1,4% para o PIB brasileiro no próximo ano. Esses números refletem o desempenho regional, uma vez que a atividade econômica na América Latina deve expandir-se em 1,7% em 2023 e 1,5% em 2024, segundo a Cepal.

O relatório destaca que o cenário internacional continua desafiador, com o comércio global permanecendo abaixo das médias históricas. No âmbito doméstico, a Cepal observa que o espaço fiscal é limitado, enquanto a queda da inflação abre caminho para uma política monetária mais flexível.

Publicidade

A instituição ressalta que o primeiro trimestre de 2023 apresentou uma desaceleração generalizada em todas as componentes da demanda interna, com o investimento sendo a área mais afetada na maioria dos países da região.

Além disso, o informe projeta que as receitas dos governos diminuirão ao longo do ano, em um contexto de desaceleração da atividade econômica. No entanto, a tendência é que a proporção da dívida pública continue em queda, apesar do recente aumento.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira (1º) os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil referentes ao segundo trimestre de 2023. Segundo os dados apresentados, o PIB registrou um crescimento de 0,9% em relação aos três meses anteriores, marcando uma desaceleração em comparação ao desempenho observado no primeiro trimestre do ano.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado