Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Golpes no Pix: veja levantamento de 2022

Imagem mostra a utilização do Pix
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Um estudo divulgado essa semana revelou que mais de 1,7 milhão de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros envolvendo o sistema de pagamentos Pix no ano de 2022. A pesquisa foi conduzida pela fintech de proteção financeira Silverguard. Ele destaca que, quatro em cada dez entrevistados, enfrentaram alguma tentativa de fraude ao utilizar esse meio de pagamento.

Você sabe qual o maior valor transferido via Pix até hoje?

Entre os golpes com Pix mais frequentes, destacam-se:

Publicidade

1. Falsa central bancária: Esta modalidade é caracterizada pelo golpista que pede para reverter uma transação falsa via Pix, representando 38% das ocorrências.

2. Falso parente: Nesse golpe, o fraudador se passa por um conhecido da vítima, solicitando dinheiro. Esse tipo de fraude corresponde a 20% das ocorrências, e em alguns casos, inteligência artificial é usada para recriar a voz das pessoas, tornando a enganação mais convincente.

3. Produto ou loja falsa: As vítimas fazem um pagamento por Pix, mas o produto ou serviço nunca é entregue.

4. Rede social hackeada: Os golpistas exploram contas hackeadas em redes sociais para oferecer produtos ou serviços falsos a pessoas conhecidas da vítima.

5. Falso investimento: É oferecida uma oportunidade de investimento que promete multiplicar o dinheiro, mas que nunca se concretiza.

O estudo destaca a importância de os usuários do Pix estarem vigilantes e atentos a possíveis tentativas de fraude, além de ressaltar a necessidade de medidas de segurança adicionais para proteger os consumidores em um ambiente cada vez mais digital.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado