Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

IGP-DI tem alta de 0,05% em agosto, segundo FGV

Com preços em baixa, consumo aumenta nos mercados
(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve um aumento de 0,05% em agosto, marcando uma reversão após uma queda de 0,40% registrada em julho. Esses dados foram divulgados recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados do índice de agosto foram coletados no período de 1º a 31 de agosto.

O resultado do indicador ficou ligeiramente abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 0,14%, conforme a mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. As estimativas variaram de uma queda de 0,25% a um aumento de 0,39%.

Com esse resultado, o IGP-DI acumulou uma redução de 5,30% ao longo do ano. Em um período de 12 meses, houve uma queda de 6,91%.

Publicidade

A FGV também divulgou os resultados dos três componentes que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o setor atacadista, teve um aumento de 0,10% em agosto, em comparação com a queda de 0,61% registrada em julho.

O IPC-DI, que avalia os preços no varejo, teve uma redução de 0,22% em agosto, após um aumento de 0,07% em julho.

Por fim, o INCC-DI, que mede os preços na construção, registrou um aumento de 0,17% em agosto, após um aumento de 0,10% em julho.

Mercado

De acordo com a FGV Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou uma deflação de 0,14% em agosto deste ano. Essa variação representa uma desaceleração na queda de preços em relação ao mês anterior, quando o IGP-M havia registrado deflação mais acentuada, atingindo -0,72%.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado