Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Meta desenvolve novo modelo de IA

Foto: Divulgação/Flickr

A Meta, conglomerado por trás de gigantes digitais como o Facebook, WhatsApp e Instagram, está atualmente concentrada no desenvolvimento de um novo sistema de inteligência artificial (IA) com o objetivo de competir com a tecnologia líder da OpenAI, criadora do ChatGPT, segundo fontes bem informadas sobre o projeto.

Esta nova IA está sendo projetada para superar significativamente o desempenho do sistema Llama 2, lançado pela Meta há apenas dois meses. Os testes para avaliar a eficiência do novo modelo estão programados para o início de 2024.

Embora os detalhes finais do projeto ainda possam sofrer alterações, o sistema tem como propósito principal auxiliar outras empresas na construção de serviços que envolvam produção de textos e análises avançadas, entre outros resultados de alta complexidade. Conforme os modelos de IA anteriores da Meta, a intenção é disponibilizar este novo sistema como código aberto, permitindo que outras empresas o utilizem como base para o desenvolvimento de suas próprias ferramentas de IA.

Publicidade

Este projeto está sendo conduzido por um grupo especializado, formado no início deste ano sob a supervisão direta do presidente da Meta, Mark Zuckerberg. O foco do grupo é acelerar o desenvolvimento das chamadas “ferramentas generativas” de IA, capazes de produzir textos e expressões que se assemelham à linguagem humana.

Estas iniciativas são parte dos esforços de Mark Zuckerberg para consolidar a Meta como uma potência relevante no campo da IA, em meio a um ambiente competitivo cada vez mais intenso, especialmente ao longo deste ano.

Além do desenvolvimento de software, a empresa está investindo na construção de data centers e na aquisição de hardware especializado, como os chips Nvidia da linha H100, fundamentais para o treinamento de sistemas de IA de alta performance.

Embora a Meta tenha colaborado com a Microsoft no lançamento do Llama 2, planeja treinar este novo modelo em sua própria infraestrutura, conforme fontes ligadas ao projeto.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado