A Petrobrás informou que fechou novos acordos para o fornecimento de gás natural à distribuidora paranaense Compagás, em um investimento total estimado em aproximadamente R$ 6,4 bilhões.
Estes contratos, resultantes de uma chamada pública realizada pela distribuidora no primeiro trimestre deste ano, terão vigência desde 2024 até 2034.
Uma das vantagens destes contratos recém-assinados é a previsão de uma redução de cerca de 10% no custo da molécula, a partir de janeiro do próximo ano, em comparação com os valores praticados atualmente.
Além disso, a Compagás negociou condições que ampliam a diversificação dos indexadores dos contratos. Com essas inovações, aproximadamente 20% da carteira de suprimento da distribuidora será indexada ao Henry Hub, um indicador de grande relevância no mercado de gás nos Estados Unidos.
Vale ressaltar que a parte remanescente dos contratos permanecerá indexada ao petróleo tipo Brent e ao dólar, proporcionando uma abordagem equilibrada e segura para a gestão de riscos.