Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Governo planeja 100% das escolas conectadas até 2026

Ministro das Comunicações disse que conectará escolas até 2026.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o governo planeja lançar um programa de conectividade nas escolas na última semana de setembro. O programa tem como objetivo atender às necessidades de mais de 138 mil escolas públicas de ensino básico no país. Dessas, 8 mil não têm acesso à internet, enquanto outras 119 mil têm conexões com velocidade insuficiente.

O ministro explicou que o programa de conectividade nas escolas está previsto no Novo PAC do governo, com um investimento previsto de R$ 6,4 bilhões. Esses recursos provêm do leilão do 5G realizado em 2021, do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC).

De acordo com o ministro, o programa tem três metas principais: conectar escolas que ainda não possuem acesso à internet, melhorar a conectividade daquelas que já têm algum acesso e equipar as escolas com uma rede interna wi-fi. Além disso, o governo planeja conectar unidades básicas de saúde próximas às escolas. O investimento adicional será de R$ 100 milhões.

Publicidade

O ministro também anunciou que, na mesma semana, o governo publicará uma portaria interministerial em conjunto com o Ministério de Minas e Energia. Este irá regular o compartilhamento de postes de iluminação pública. Esses postes são utilizados tanto pelas operadoras de telecomunicações quanto pelas distribuidoras de energia elétrica, e a portaria estabelecerá diretrizes, incluindo questões relacionadas à remuneração pelo uso da infraestrutura.

O programa de conectividade nas escolas e o compartilhamento de postes de iluminação pública são iniciativas importantes para melhorar a infraestrutura de comunicação do país.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado