Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Recorde: astronauta americano em órbita por quase 1 ano

Astronauta em órbita
Imagem:Pexels

O astronauta Frank Rubio estabeleceu um novo recorde americano ao passar mais de um ano em órbita na Estação Espacial Internacional (EEI). Com mais de 355 dias em órbita, Rubio superou o recorde anterior, que pertencia ao astronauta aposentado da NASA, Mark Vande Hei. A marca foi alcançada às 13h40 (horário do leste dos EUA) na segunda-feira, de acordo com um porta-voz da agência espacial.

Rubio, que chegou à EEI em setembro de 2022, está a caminho de atingir outro marco notável, com previsão de retorno à Terra não antes de 27 de setembro. Isso significa que ele terá passado pelo menos 371 dias em órbita, tornando-se o primeiro americano a passar mais de um ano em microgravidade.

Um recorde ao acaso

No entanto, a missão de Rubio não foi inicialmente planejada para quebrar recordes. Quando ele e seus companheiros partiram para a EEI a bordo de uma cápsula russa Soyuz, eles acreditavam estar em uma missão de seis meses. No entanto, a espaçonave enfrentou um vazamento de líquidos de arrefecimento em dezembro, levando os funcionários da agência espacial russa Roscosmos a considerá-la insegura para transportar a tripulação de volta à Terra.

Publicidade

Como resultado, a cápsula Soyuz MS-22 retornou à Terra sem tripulação em 28 de março, e a Roscosmos lançou uma espaçonave substituta, MS-23, que atracou na estação espacial em 25 de fevereiro. Rubio, juntamente com seus companheiros de tripulação, os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, continuaram sua missão inesperadamente prolongada.

Para celebrar o feito extraordinário, Rubio gravou uma conversa com Mark Vande Hei em 5 de setembro, que a NASA divulgará em suas redes.

Bill Nelson, administrador da NASA, elogiou a jornada de Rubio no espaço. Ele afirmou que a experiência “incorpora a essência da exploração” e que ele “abre o caminho para as futuras gerações de astronautas”. Nelson ainda destacou a dedicação de Rubio como algo “verdadeiramente fora deste mundo”.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado