Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Byron Allen e sua oferta bilionária para adquirir a ABC e outros ativos Disney

(Foto: Karolina Grabowska?Pexels)

Nesta sexta-feira (16/09), através do seu porta-voz de Byron Allen, o empresário de mídia anunciou uma oferta de US$ 10 bilhões para comprar a conhecida rede de televisão ABC, parte da Walt Disney (NYSE:DIS), além de ativos significativos como os canais a cabo FX e National Geographic. Segundo fontes próximas, o valor proposto pode sofrer alterações, dependendo das futuras avaliações do potencial de receita desses ativos.

De comediante a magnata da mídia

A trajetória de Byron Allen no mundo do entretenimento começou em Detroit, onde nasceu e viveu até 1968. Após o divórcio de sua mãe, eles se mudaram para Los Angeles, uma mudança que marcaria o início de sua incursão no show business. A paixão de Allen pelo mundo do entretenimento foi nutrida desde a infância, acompanhando sua mãe, Carolyn Folks, aos estúdios da NBC em Burbank.

Publicidade

Na adolescência, Allen começou a explorar sua veia artística, montando sua primeira rotina de stand-up com apenas 14 anos e fazendo apresentações em clubes de comédia na região de Los Angeles. Sua formação acadêmica inclui estudos na Fairfax High School, em Los Angeles, e na University of Southern California.

O surgimento da CF Entertainment e a ascensão 

Em 1993, Allen fundou a CF Entertainment, uma produtora voltada para a criação de programas de televisão não-ficcionais de baixo custo. O primeiro projeto da empresa foi o talk show “Entertainers with Byron Allen”, que apresentava entrevistas exclusivas entre Allen e celebridades, realizadas em coletivas de imprensa de hotéis durante lançamentos de filmes. Essa estratégia permitiu uma produção de custo baixo, aproveitando as instalações e equipamentos já disponibilizados pelos estúdios para os eventos de mídia.

Apesar de enfrentar dificuldades iniciais, com vários obstáculos financeiros e operacionais, Allen perseverou, adaptando seu modelo de negócio e eventualmente encontrando sucesso. Em 2003, a empresa passou a se chamar Entertainment Studios, expandindo sua oferta de programação e iniciando uma série de aquisições estratégicas que impulsionariam seu crescimento.

Consolidação e Expansão da Entertainment Studios

Na última década, a Entertainment Studios começou a se consolidar como uma potência no setor de entretenimento, adquirindo ativos valiosos como TheGrio, The Weather Channel e uma participação na aquisição da Fox Sports Networks pelo Sinclair Broadcast Group. Em outubro de 2022, a empresa já estava avaliada em US$ 4,5 bilhões.

A ambiciosa estratégia de aquisições de Allen continuou em fevereiro de 2022, quando ele fez uma oferta para comprar o Denver Broncos da National Football League, embora tenha sido superado por um grupo liderado por S. Robson Walton.

Com essa nova oferta para adquirir ativos da Disney, Allen reafirma sua posição como uma das figuras mais influentes no cenário da mídia e entretenimento global.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado