Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Entenda a Parceria Público-Privada (PPP): um guia prático e simples

(Foto: Kateryna Babaieva/Pexels)

Você já ouviu falar sobre a Parceria Público-Privada (PPP) no Brasil? Esse é um jeito muito interessante de juntar o melhor de dois mundos: o setor público e o setor privado. Aqui, vamos te explicar de uma maneira fácil de entender como isso funciona e por que é tão importante.

Então, vamos lá. Uma Parceria Público-Privada, ou PPP como é chamada, é basicamente um acordo onde empresas privadas podem ajudar o governo a criar ou melhorar serviços e projetos. Isso é ótimo porque, às vezes, o governo não tem dinheiro suficiente ou a experiência necessária para fazer tudo sozinho.

Existem dois tipos principais de PPP no Brasil, que são definidos por uma lei especial, a Lei Federal 11.079/2004. O primeiro tipo é chamado de “Patrocinada”. Neste caso, a empresa privada recebe parte do dinheiro de tarifas pagas pelas pessoas que usam o serviço e uma parte vem do próprio governo. O segundo tipo é a “Administrativa”, onde o governo paga tudo, sem a cobrança de taxas dos usuários.

Publicidade

Esses contratos de PPP não são coisa pequena; eles precisam durar pelo menos 5 anos e envolver pelo menos R$ 10 milhões. Isso garante que os projetos sejam sérios e realmente ajudem a melhorar a vida das pessoas.

Agora que você entende como funciona a Parceria Público-Privada no Brasil, esperamos que você consiga ver como é uma maneira inteligente e colaborativa de fazer o nosso país crescer, com serviços melhores e mais modernos para todos nós!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado