Ministério da Fazenda prevê PIB de 3,2% em 2023

Ministério da Fazenda avalia potencial do PIB brasileiro.
(Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Fazenda reforçou seu otimismo em relação à economia brasileira e elevou a projeção de crescimento do PIB deste ano. Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa foi revisada de 2,5% para 3,2%. Essa mudança reflete a surpreendente desempenho do PIB no segundo trimestre, com um crescimento de 0,9% na margem e 3,4% na comparação interanual.

O secretário da SPE, Guilherme Mello, já havia antecipado essa revisão, destacando os fatores que a impulsionaram. Além do desempenho econômico sólido, a projeção positiva também se baseia no aumento na safra prevista para 2023, resultados favoráveis em indicadores antecedentes no terceiro trimestre e a expectativa de recuperação da economia chinesa no último trimestre do ano.

As projeções de crescimento melhoraram em todos os setores. O setor agropecuário teve sua projeção revisada de 13,2% para 14,0%, a Indústria subiu de 0,8% para 1,5%, e os Serviços avançaram de 1,7% para 2,5%.

A SPE enfatizou que, apesar da política monetária contracionista e do alto comprometimento de renda das famílias com o pagamento de dívidas, o crescimento em 2023 deve superar o observado em 2022. Isso é atribuído principalmente ao desempenho do setor agropecuário e às iniciativas governamentais de transferência de renda, inclusão social e estímulo ao investimento produtivo implementadas ao longo do ano.

“Destacam-se, nesse sentido, a política de valorização do salário mínimo, o programa Desenrola, a extensão dos prazos e carência do PEAC-FGI e do Pronampe, a retomada do MCMV, as medidas para desburocratização das emissões de debêntures, o novo marco de garantias e, mais recentemente, o lançamento do novo PAC”, destacou a nota da SPE.

Para 2024, a Fazenda manteve a expectativa de crescimento em 2,3%, alinhada com o projeto de lei orçamentária.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado