Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

O que é Private Equity? Entenda o investimento em empresas fechadas

A turbulência no setor imobiliário da China abalou os mercados mundiais e prejudicou as perspectivas para a segunda maior economia do mundo.
Foto: Pexels

O que é Private Equity? Essencialmente, trata-se de um tipo de atividade financeira voltada para o investimento em empresas que ainda não abriram capital em bolsas de valores. Sendo assim, são firmas que permanecem fechadas ao mercado de capitais, mas que buscam alavancar seu crescimento por meio desse tipo de financiamento.

Private Equity, também conhecido como Capital Privado ou investimento em participações privadas, desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios ao financiar empresas em estágios mais maduros. Estes investimentos são geridos por empresas especializadas, conhecidas por gerirem fundos de private equity (FPE) ou fundos de investimento em participações (FIPs).

O principal objetivo dessas instituições financeiras é captar recursos para promover o desenvolvimento e crescimento das empresas nas quais investem. Elas buscam não apenas fornecer capital, mas também oferecer gestão e expertise, com planos de desinvestir em longo prazo.

Publicidade

Internacionalmente, gigantes como KKR e Blackstone Group lideram o segmento de Private Equity. No cenário brasileiro, as principais gestoras nessa esfera são Advent, GP Investments e Crescera Investimentos. Em Portugal, no ano de 2013, as destacadas foram Portugal Ventures e PME Investimentos.

Compreender o mundo do Private Equity é crucial para quem busca diversificar investimentos e entender a dinâmica do mercado financeiro atual. A presença de grandes gestoras nacionais e internacionais reflete a importância e o potencial desse tipo de investimento.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado