Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

CEO: o papel central na liderança das grandes empresas

(Foto: Cottonbro studio/Pexels)

A sigla CEO, que vem do inglês “Chief Executive Officer”, traduz-se em português como Diretor Executivo. Ele é a figura com a maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, sendo responsável pela delineação das estratégias e visão da empresa.

Embora todas as empresas tenham um Diretor Geral, o título de CEO é comumente atribuído em grandes corporações multinacionais. Nestas, a liderança requer uma personalidade com habilidades e competência robustas para guiar a organização como um todo. Por vezes, dependendo da estrutura da empresa, o CEO também assume o papel de Presidente do Conselho de Administração, em inglês referido como “Chairman of the Board”. Em tais situações, surge a necessidade de nomear um Diretor de Operações, ou COO (Chief Operating Officer).

O reconhecimento no mercado da empresa muitas vezes define a nomeação do CEO. Por exemplo, Steve Jobs, mundialmente reconhecido, revolucionou o mercado com os inovadores produtos da Apple. Enquanto isso, na gigante tecnológica Google, Larry Page desempenhou o papel de CEO, estabelecendo estratégias tecnológicas e introduzindo novos produtos.

Publicidade

Com a globalização, o termo CEO ganhou destaque nas comunicações empresariais, refletindo a demanda por uma liderança estratégica nas empresas no cenário internacional. Além do CEO, há uma miríade de siglas, conhecidas como “CxO”, designando os líderes dos variados setores de uma corporação. Entre elas estão o “Chief Financial Officer” (CFO – Diretor Financeiro) e o já mencionado “Chief Operating Officer” (COO).

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado