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WeWork tem inadimplência no pagamento de juros

A WeWork anunciou na segunda-feira que não fará dois conjuntos de pagamentos de juros, totalizando cerca de US$ 95 milhões.
Legenda: Mohammed Badra/EPA
A WeWork anunciou na segunda-feira que não fará dois conjuntos de pagamentos de juros, totalizando cerca de US$ 95 milhões.
Legenda: Mohammed Badra/EPA

WeWork anunciou na segunda-feira(02) que terá inadimplência no pagamentos de juros, totalizando cerca de US$ 95 milhões, em uma tentativa de iniciar negociações com seus credores ao mesmo tempo em que busca reduzir custos com seus locadores.

Os pagamentos de juros em falta sem dúvida aumentarão a especulação sobre um pedido de falência. No entanto, a WeWork afirma ter o dinheiro em caixa e a empresa tem um período de carência de 30 dias para fazer os pagamentos, que venceram na segunda-feira. No final de junho, a empresa tinha US$ 205 milhões em dinheiro e acesso a uma linha de crédito no valor de US$ 475 milhões.

“Eu acredito que eles vão entender absolutamente nossa decisão de entrar no período de carência”, disse David Tolley, CEO interino da WeWork, em uma entrevista. Ele chamou o movimento de “típico” como um “precursor de uma conversa”.

Pular um pagamento de juros não é necessário para negociar com credores. No entanto, é uma tática usada às vezes por empresas endividadas para pressionar os credores a renegociar acordos em termos mais favoráveis.

WeWork lida com dificuldades financeiras e transformações no setor de imóveis comerciais

Nos primeiros seis meses deste ano, as operações da WeWork consumiram US$ 530 milhões. A empresa de coworking alertou os investidores em agosto que “duvidas substanciais existem sobre a capacidade da empresa de continuar como uma empresa em funcionamento”, a menos que tome medidas como a redução dos custos de aluguel e o tornar sua dívida mais gerenciável.

No início de setembro, a WeWork com a inadimplência no pagamento de juros, afirmou que seus custos de locação representavam mais de dois terços de suas obrigações operacionais. Ou seja, um peso muito elevado em seu fluxo de caixa que estava tentando aliviar renegociando quase todos os seus aluguéis e saindo de algumas localizações não lucrativas.

A empresa tem tentado reduzir seus custos de aluguel há anos, após o que Tolley chamou de “período de crescimento insustentável”. Em agosto, contratou a empresa de consultoria Hilco Global para ajudar nesses esforços. No mesmo mês, a WeWork nomeou vários especialistas em reestruturação para seu conselho. Tolley foi nomeado CEO interino em maio, depois de ser nomeado para o conselho em fevereiro.

Tolley recebeu a missão de estabilizar a empresa  quando a indústria de imóveis comerciais passa por uma transformação significativa. O aumento do trabalho remoto lançou incerteza sobre o valor dos espaços de escritório. O valor dos edifícios de escritórios em Nova York, por exemplo, poderia cair US$ 48,75 bilhões nos próximos anos, de acordo com um estudo recente de pesquisadores das universidades de Columbia e Nova York.

Alguns analistas dizem que isso pode dar origem a oportunidades para o negócio de compartilhamento de escritório, com algumas empresas ansiosas por fazer arranjos mais flexíveis. A questão é se empresas como a WeWork estarão em posição financeira para aproveitar isso.