Bolsas europeias fecham em baixa devido a incerteza global

Bolsas europeias em baixa.
(Foto: AlphaTradeZone/Pexels)

O mercado financeiro global permanece incerto, em meio ao conflito em curso no Oriente Médio. Juntamente com isso, se soma a perspectiva de que os Estados Unidos manterão taxas de juros restritivas por mais tempo. Nesse sentido, as bolsas europeias encerraram nesta sexta-feira (20) em sua maioria em baixa, em sintonia com os mercados de Nova York e Ásia.

A notícia de que bases norte-americanas no Oriente Médio foram atingidas aumentou os temores de um envolvimento mais profundo dos EUA no conflito. Os investidores também acompanharam as declarações de Patrick Harker, presidente do Fed de Filadélfia, alertando para a manutenção de juros elevados.

O índice DAX da bolsa alemã atingiu seus níveis mais baixos desde março, refletindo as crescentes preocupações de que o conflito entre Israel e o Hamas possa se ampliar, de acordo com o analista da CMC Markets, Michael Hewson.

Em busca de segurança, o ouro se tornou o ativo mais procurado. Dessa forma, ações de mineradoras se beneficiaram como o caso da britânica Endeavour Mining, com aumento de 4,39%. Enquanto isso, ações ligadas ao consumo enfrentaram perdas devido a dados de vendas no varejo do Reino Unido abaixo das expectativas. O FTSE 100 fechou com queda de 1,30%.

No cenário de resultados trimestrais, a L’Oréal registrou perdas de 1,54% devido a uma recuperação mais fraca do que o esperado na China, enquanto a Vivendi avançou 2,88%. O CAC 40 em Paris fechou com queda de 1,52%.

Em outras bolsas europeias, o DAX em Frankfurt caiu 1,64%, o FTSE MIB em Milão perdeu 1,40%, o Ibex 35 em Madri recuou 1,21%, e o PSI 20 em Lisboa cedeu 1,18%. A incerteza global continua a influenciar os mercados financeiros.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS