À medida que o fim do ano se aproxima, empresas se organizam para uma das datas mais rentáveis do varejo: líderes de mercado compartilham suas estratégias de marketing digital para a Black Friday, preparando-se para um cenário altamente competitivo. Em breve, essa data chacoalhará o comércio mundial. No Brasil, o dia 24 de novembro é aguardado com grande antecipação, especialmente após ter gerado R$ 6,1 bilhões em 2022.
Com a competição mais que acirrada, como as empresas podem se sobressair? Confira dica de especialistas:
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Erich Casagrande, Diretor de Marketing da Semrush, destaca a relevância de ter um site eficiente para melhores posições em páginas de pesquisa. “E-commerces devem priorizar a otimização para proporcionar a melhor experiência digital aos visitantes. Um site precisa carregar velozmente, ter imagens otimizadas e permitir uma busca intuitiva de produtos. Estes são fatores essenciais para garantir uma experiência agradável, levando, assim, a maior visibilidade na web”, ressalta. Ele também enfatiza a importância das técnicas e conceitos de SEO, especialmente no período que antecede grandes eventos de venda. “Analisar quais termos o seu público-alvo mais pesquisa ajuda a alinhar as descrições, títulos e informações de produtos. As páginas devem ser claras e informativas, atendendo às principais pesquisas dos usuários. Assim, você não só otimiza, mas também facilita a jornada do consumidor”, conclui Casagrande;
- Marcell Rosa, líder regional Latam da CleverTap, diz que embora as datas comemorativas tradicionalmente impulsionem as vendas, vê além dos lucros imediatos da Black Friday. Ele sugere que a data seja vista como uma oportunidade de atrair e fidelizar novos clientes. “Muitos estão conhecendo sua marca pela primeira vez durante esse período. Proporcionando uma experiência memorável, você garante seu retorno”, destaca. Para alcançar tal feito, Rosa oferece uma abordagem simples: colocar-se no lugar do cliente. “Simule uma compra e avalie cada etapa, do começo ao pós-venda. Isso permitirá identificar pontos fortes e áreas que necessitam melhorias. A solução é abordar e corrigir esses pontos, refinando a experiência do cliente”, aconselha;
- Fernando Teixeira, da Sioux, reforça que o relacionamento e conexão direta com o cliente são essenciais na era digital. O executivo enfatiza que para as marcas se destacarem, não basta apenas chamar atenção, mas é fundamental construir uma identificação genuína com o cliente. A Sioux, especialista em otimizar desempenho de empresas com estratégias digitais, defende um relacionamento 1:1, adaptado para as peculiaridades de cada cliente. “A Black Friday acontece na mesma data para todos, mas a maneira como cada marca se comunica faz toda a diferença. Um planejamento estratégico detalhado é o caminho para entender e realçar o valor do seu produto ou serviço, cativando e atraindo o cliente”, ressalta. O diferencial, segundo o executivo, está em apostar na personalização e humanização das campanhas. “Entender o cenário, alinhar aos objetivos do cliente e ajustar as campanhas de acordo é o que compõe uma estratégia bem-sucedida. Cada campanha é uma peça de um quebra-cabeça que constrói o relacionamento 1:1 com o cliente”, conclui Teixeira;
- Bruno Brandão, regional marketing manager da AppsFlyer, diz que muitos usuários mobile aproveitam datas comemorativas para fazer compras, atraídos pela ampla disponibilidade de produtos e ofertas especiais. O Executivo destaca que a Black Friday segue essa tendência. Ele sugere que, para as empresas com um alto número de compradores nesta data, é crucial começar a engajá-los antecipadamente. Uma estratégia pode ser lançar campanhas teaser apresentando os produtos ou serviços em destaque. Brandão também enfatiza a importância de otimizar os canais de mídia próprios durante a Black Friday. A recomendação é dar ênfase às mensagens que incentivam o download do aplicativo e destacar suas características exclusivas. Isso pode impulsionar as vendas não apenas na Black Friday, mas em outros momentos do ano.
Ao adotar essas estratégias de marketing digital para a Black Friday 2023, empresas podem não apenas aumentar suas vendas, mas também fortalecer sua presença no mercado.