Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Confira os setores que impulsionaram o emprego no Brasil no 3T23

(Foto: Nataliya Vaitkevich/Pexels)

O recente relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado pelo IBGE, revelou que o grupamento de atividades com maior crescimento no pessoal ocupado abrange informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com um aumento de 3,5% em comparação com o segundo trimestre deste ano.

No entanto, ao avaliar o terceiro trimestre do ano passado, as altas notáveis foram observadas nos grupamentos de transporte, armazenagem e Correios (4,3%) e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,9%).

Por outro lado, houve uma diminuição no pessoal ocupado nos setores de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, registrando uma queda de -3,8%. Outros serviços também tiveram um recuo de -4,5%.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Quanto ao rendimento, foi registrado um aumento no salário médio do trabalhador, chegando a R$ 2.982, o que representa uma subida de 1,7% no trimestre e 4,2% anualmente. O setor industrial teve um papel importante nesse crescimento, com aumentos de 5,3% no trimestre e 6,3% no ano.

A massa salarial atingiu R$ 293 bilhões, marcando um valor recorde na série histórica, com crescimentos de 2,7% em comparação com o segundo trimestre deste ano e de 5% em relação ao terceiro trimestre de 2022.

Em relação à subutilização, o Brasil tem atualmente 20,1 milhões de pessoas que não trabalham ou trabalham menos do que poderiam. Esse número permaneceu estável neste trimestre, mas é 14% menor em relação ao mesmo período do ano anterior. A taxa de subutilização foi de 17,6%, a menor desde o último trimestre de 2015.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado