Produção de limão em Catanduva sofre variações

Catanduva (SP), a capital do limão, produz 43% dos limões de São Paulo. A safra afeta os preços, com variações de até 10 vezes durante o ano.
Foto: Reprodução/TV TEM

O município de Itajobi (SP) é reconhecido como a capital do limão no Brasil. Com mais de 5 milhões de pés de limoeiros, a região de Catanduva (SP) é um importante centro de produção de limão no país. A variedade mais cultivada na região é o limão taiti, que, na realidade, não é um limão verdadeiro, mas uma lima ácida.

A produção de limão atinge seu pico durante a safra, quando os colhedores enfrentam o sol forte e colhem as frutas em alta demanda pelo mercado. Nesse período, o preço por caixa de 27 quilos pode chegar a R$8. No entanto, durante a entressafra, que ocorre nos meses de agosto a novembro, a produção cai consideravelmente, e o preço sobe drasticamente. Em momentos de menor produção, a mesma caixa de limões pode chegar a custar R$80, impactando o valor pago pelo consumidor final.

Essas flutuações na oferta e no preço do limão destacam a importância da sazonalidade no mercado de frutas. Durante a entressafra, a produção cai até 80%, tornando essencial que os produtores estejam atentos e adotem estratégias para lidar com essa variação significativa no mercado de limão.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS