Ceará Natal de Luz 2023: gratidão e magia iluminam Fortaleza

Foto: André Lima/Divulgação

Fortaleza se prepara para receber a 27ª edição do Ceará Natal de Luz, o maior evento natalino entre as capitais do Brasil. Com abertura marcada para 17 de novembro (sexta-feira), às 17h, na Praça do Ferreira, a celebração deste ano traz o tema “Gratidão”. O evento, organizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, promete emocionar todas as idades com uma programação repleta de atrações especiais.

A magia do Natal ganhará vida com o musical do grupo teatral Blitz, seguido pelas apresentações do duo Leandro Cavalcante e Itauana Ciribelli e do Coral da Luz, que encantarão o público diretamente das sacadas do Hotel Excelsior. Além disso, haverá um show especial com o renomado Geraldo Azevedo. O aguardado momento da chegada do Papai Noel será ainda mais encantador, com efeitos especiais para cativar crianças e adultos.

O tema “Gratidão” foi escolhido para inspirar a consciência e a prática do agradecimento. Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, destaca que a gratidão representa amor, respeito, compaixão e tolerância, sendo uma maneira genuína de espalhar bondade e gentileza. A proposta é que este Natal seja marcado pelo estreitamento de laços, restauração de sentido na vida e geração de paz e felicidade para todos.

Além das atrações culturais, o Ceará Natal de Luz também promove a campanha pelo verde, incentivando a conscientização ecológica. Em 2023, serão distribuídas 100 mil mudas de árvores frutíferas, ornamentais e medicinais. Para receber uma muda, basta levar uma garrafa de 2 litros ou três garrafas de 500ml até o posto de trocas na Praça do Ferreira, de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, de 16h às 19h, a partir de 20 de novembro.

Outra atração imperdível é o Coral da Luz, composto por aproximadamente 150 crianças e adolescentes, que se apresentará diariamente a partir das 18h até o dia 23 de dezembro. Além das apresentações na Praça do Ferreira, o Coral também percorrerá diversos pontos da cidade no Caminhão da Luz, levando a magia natalina a diferentes comunidades.

As crianças terão a oportunidade de visitar a Casa do Papai Noel, na Praça do Ferreira, de 22 de novembro a 23 de dezembro, das 9h às 12h, 14h às 17h30 e 18h30 às 19h30 (de segunda a sexta), das 9h às 12h e 14h às 15h (aos sábados) e das 18h30 às 19h15 (aos domingos), com entrada gratuita.

Além disso, a Praça Portugal será palco de diversas apresentações culturais aos sábados e domingos, a partir de 02 de dezembro, com espetáculos de coral, música instrumental, teatro e shows de artistas dos mais variados estilos.

Uma das grandes homenagens desta edição será dedicada ao cantor e compositor Ednardo, ícone da música popular brasileira. Sua obra será celebrada no dia 17 de dezembro, na Praça Portugal, em um evento especial do Ceará Natal de Luz.

Além de proporcionar momentos de alegria e encanto, o Ceará Natal de Luz também se une à Campanha Ceará sem Fome, promovendo ações de arrecadação de alimentos durante todo o evento. Os interessados em contribuir podem entregar alimentos nos pontos de partida e chegada do Coral Itinerante, na sede da CDL de Fortaleza e no Instituto CDL.

A cidade de Fortaleza será iluminada por 1,7 milhão de microlâmpadas de LED, criando uma atmosfera mágica em mais de 30 locais, incluindo a Praça Portugal, Praça Luíza Távora, Av. Beira Mar, Praça Cristo Redentor, Rua Floriano Peixoto, entre outros. A decoração contará com elementos luminosos representando a gratidão, e diversos ornamentos, como arabescos, bolas, caixas de presentes e estrelas, complementando o cenário natalino.

Uma novidade aguarda os visitantes: quatro árvores de Natal inspiradas nas jangadas cearenses, projetadas pela arquiteta Denise Braga, complementarão a decoração da cidade durante o evento. As árvores, localizadas na Praça do Ferreira, Praça Portugal, Praça Beira Rio e Parque Rachel de Queiroz, prometem encantar a todos com sua beleza e simbolismo.

O Ceará Natal de Luz 2023, que segue até o dia 23 de dezembro, é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza, com o patrocínio de diversas empresas e instituições. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial www.cearanataldeluz.com.br e no Instagram @cearanataldeluzoficial.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS